O que é psicanálise?
Há partes de nossa mente que já conhecemos e com as quais estamos em contato todos os dias.
E há outras partes que, mesmo não as conhecendo (provavelmente porque são difíceis de aceitar), se manifestam em tudo o que fazemos: nossos comportamentos, nossas relações, nossos gostos, nossos medos…
Na terapia baseada na psicanálise, exploramos essas partes desconhecidas para entender o seu modo de sentir, de se relacionar e de viver.
Isso permitirá que você viva de forma mais autêntica, aceitando suas diferentes faces e ocupando ou tomando o protagonismo da sua história.
Esta é a história de Mariana*. Ela sente ansiedade todos os dias e tem ataques de pânico antes de ir trabalhar.
Mariana acha que o seu problema é “apenas” a ansiedade e os ataques de pânico, mas quando ela se permite explorar sua psique em profundidade, ela descobre que…
… ela se sente uma impostora em seu trabalho, que está lá “por sorte” e que a qualquer momento as pessoas ao seu redor vão perceber que aquele não é o seu lugar.
… ela é muito rígida consigo e chama isso de “perfeccionismo”. Ela acha que nada do que ela faz é suficiente.
… a origem dessa auto exigência vem desde que ela era criança. Quando Mariana mostrava alguma conquista para seus pais, eles diziam que ela poderia fazer melhor da próxima vez, e ela interpretava que seu esforço “não foi suficiente”.
… sendo a irmã mais nova de 4 irmãos que se destacaram na escola e nos esportes, ela cresceu pensando que tinha que se destacar e fazer tudo perfeitamente para merecer amor.
Se a Mariana focasse apenas em administrar a ansiedade e os ataques de pânico, todas essas questões mais profundas ficariam ignoradas.
Assim como Mariana, todo mundo tem uma história, emoções e experiências que estão esperando para serem vistas e trabalhadas.
A psicanálise é uma forma de dar palavras e significado à sua própria história.
*Personagem fictícia